AICCOPN REALIZOU MISSÃO A PARIS
A AICCOPN, no âmbito do projeto GPC – Global Portuguese Construction, realizou uma missão institucional à BATIMAT | Paris, nos dias 7 e 8 de novembro.
Esta missão teve como objetivo promover e divulgar o potencial do setor da Construção e do Imobiliário, em França, através da marca única, distintiva e coletiva, que o GPC representa, no salão BATIMAT2017, e fazer uma abordagem às empresas portuguesas que operam no mercado, assim como analisar formas de implementação mais eficientes, para as empresas que pretendam exercer atividade neste País.
Neste pressuposto, teve lugar uma reunião, com Jacques Letort, Presidente da FFB – Féderation Française du Batiment, da região de Paris, tendo sido abordados os principais aspetos que condicionam as operações das empresas, destacando-se, um dos principais problemas neste momento, para o setor, em ambos os Países: a falta de mão de obra.
Ficou estabelecida a preparação de uma atuação conjunta, junto dos Governos Português e Francês, no sentido de desenvolver um mecanismo que permita um fluxo ativo e contínuo, de trabalhadores de outros países europeus e, também, de países terceiros, para fazer frente a esta situação.
Realizou-se, também, uma reunião com o Diretor Geral da QUALIBAT, Domonique Tarrin, tendo em vista conhecer o processo de qualificação e certificação que esta entidade desenvolve, junto das empresas do setor, em França. Este rótulo da QUALIBAT atesta a credibilidade e a fiabilidade dos profissionais da construção, junto dos seus clientes finais, sejam eles particulares ou públicos, afastando, desta forma, a concorrência desleal e a clandestinidade no setor. É, por isso, considerada uma entidade de interesse público. A AICCOPN, com certificação RU-IS, pretende alcançar objetivo semelhante, para os profissionais do setor, em Portugal.
A Missão culminou com a assinatura de um protocolo com a CCIFP – Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa, que decorreu no salão BATIMAT, e que contou com a presença do Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, e do Delegado da AICEP em França, Rui Almas.
Este protocolo tem como objetivo o acolhimento e acompanhamento das empresas portuguesas e francesas, por parte da AICCOPN e da CCIFP, nos respetivos Países, fomentando a reciprocidade e assegurando todo o apoio necessário à capacitação e otimização da atividade nos dois mercados.
NAI – Núcleo da Apoio à Internacionalização
10/11/2017
10.11.2017