“PORTUGAL FOR UKRAINE”
O Governo Português, através do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, tem em curso uma iniciativa designada “Portugal for Ukraine”, que visa apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal, apelando a que a sociedade civil e, designadamente, as empresas portuguesas, se mobilizem para acolher e contratar estes cidadãos.
Neste contexto, o site do IEFP disponibiliza uma plataforma criada especificamente para o efeito, de modo a que as empresas possam manifestar as suas ofertas de emprego de modo a poderem recrutar cidadãos ucranianos (acessível clicando aqui).
Assim, as empresas do Setor interessadas, poderão identificar as suas necessidades concretas de mão de obra, através do preenchimento do “Formulário de Recolha de Oferta de Emprego”, no qual poderão introduzir, entre outros aspetos, o(s) perfil(is) profissional(is) pretendido(s), o número de postos de trabalho a ocupar, as funções a desempenhar pelo(s) trabalhador(es) e as condições necessárias de admissão.
Estas oportunidades de emprego são divulgadas junto dos cidadãos ucranianos por diversas vias, designadamente através da colaboração com a plataforma WeHelpUkraine.org.
Após avaliação das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos e das ofertas de emprego disponíveis, o IEFP entrará em contacto com as empresas para apresentar candidatos, caso exista “ajustamento” ao(s) perfil(is) pretendido(s) pelas empresas.
Sempre que sejam identificados cidadãos ucranianos que possam satisfazer a intenção de contratação por parte das empresas, a correspondente oferta de emprego deve ser formalizada ao IEFP, para que se possa aceder aos apoios disponíveis (ATIVAR e Medida Compromisso Emprego Sustentável).
A AICCOPN associa-se, naturalmente, a esta iniciativa do Governo, encontrando-se a estabelecer canais de comunicação com o IEFP no sentido de facilitar a implementação e agilização deste procedimento, pelo que prestará todo o auxílio às empresas Associadas na contratação dos trabalhadores ucranianos.
Para mais esclarecimentos poderão os Senhores Associados contactar os Serviços Jurídicos e Laborais da Associação.