CONHEÇA O VENCEDOR DO PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira
A Cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, da edição de 2023, teve lugar no passado dia 22 de setembro, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
O Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2023 foi atribuído ao Grupo Vicaima, à obra “Remodelação da Sala Projeto I – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra” da autoria do Arq.º Paulo Providência e as duas Menções Honrosas: “Sustentabilidade e Economia Circular” à obra “Bairro do Silva” da autoria de Pablo Pita Arquitetos + Heim Balp Architekten e “Tipologia de Materiais” atribuída à obra “Habitação Mondego. Uma Casa Pátio”, de autoria da NPS Arquitetos Associados, Lda. (Arquitetos Rui Neto e Sérgio Silva).
Recordamos que o PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, de periodicidade bienal, tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados na arquitetura e construção. Nesta iniciativa ficou mais uma vez evidenciada a qualidade da arquitetura nacional apresentada nas obras a concurso. A indústria da Construção está alinhada com o desígnio da redução da pegada ecológica, com a crescente adoção e implementação de medidas que permitam potenciar a sustentabilidade económica e ambiental.
A Comissão Organizadora do PNAM é composta por um conjunto de três entidades: CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário, entidade presidida pela AICCOPN, AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal e a Ordem dos Arquitetos.