PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2025- INSCRIÇÕES ABERTAS
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2025
INSCRIÇÕES ABERTAS
(até 7 março 2025)
Está a decorrer a fase de inscrição para a XIII edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, evento que conta com o habitual apoio institucional da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, entidade presidida pela AICCOPN.
Podem concorrer a este Prémio as intervenções de reabilitação urbana, localizadas em território nacional, concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, desde que não tenham sido candidatas em edições anteriores do Prémio.
No âmbito deste Prémio serão distinguidas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias, designadamente:
- Cidade de Lisboa
- Cidade do Porto
- Impacto Social
- Residencial
- Turismo
- Comércio & Serviços
- Sustentabilidade
- Reabilitação Estrutural
- Restauro
- Intervenção inferior a 1.000 m2
O período de inscrição (fase obrigatória) está em curso e pode consultar o calendário previsto em premio.vidaimobiliaria.com.
Concluída e fase de inscrição decorrerá o processo de validação dos candidatos tendo em conta a sua conformidade com o regulamento. Todos os projetos candidatos validados serão convidados a formalizar a sua candidatura e que será objeto de análise por um júri independente, constituído pelo engenheiro e Presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
O júri conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria “Reabilitação Estrutural”. E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria “Sustentabilidade”.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana promove ainda a categoria “Mestres da Construção”, com a curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Criada em 2023, a categoria “Mestres da Construção” pretende reconhecer profissionais que distinguem na execução de artes e ofícios da construção, as quais contribuem decisivamente para a qualificação dos projetos, constituindo um dos seus principais elementos distintivos.
Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.
Informações úteis – consulte em premio.vidaimobiliaria.com:
• O Regulamento, o Calendário e o Júri são publicamente apresentados no site do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
• A inscrição (fase obrigatória) é realizada online, até 7 de março de 2025, selecionando a opção “INSCREVA-SE AQUI”.
• Todas as informações sobre a candidatura à categoria “Mestres da Construção” estão disponíveis no site do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em “Regulamento – Mestres da Construção”.