Campanha da ACT encerra no auditório da AICCOPN
Cerca de 300 pessoas marcaram presença, dia 14 de abril, na Sessão de Encerramento da Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho, promovida pela ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho e que contou com o apoio e participação da AICCOPN, que foi também a anfitriã do evento.
A Sessão de Abertura do evento esteve a cargo de Manuel Reis Campos, Presidente da AICCOPN e de Pedro Pimenta Braz, Inspetor-Geral da ACT.
No decorrer da sessão, Emanuel Gomes, dirigente da Unidade Local de Braga da ACT e coordenador da Campanha, apresentou os resultados da mesma. Segundo dados do relatório da Campanha, o trabalho desenvolvido pela ACT, em cooperação com parceiros sociais, técnicos e institucionais, no decorrer dos anos de 2015/2016, são significativos.
De acordo com o relatório, foram realizados 113 eventos de informação e sensibilização envolvendo 5890 pessoas; estiveram também no terreno 183 inspetores do trabalho que visitaram 886 entidades empregadoras de norte a sul do continente, abrangendo um total de 12.436 trabalhadores, a maioria da construção civil e indústria.
De forma inédita, e no quadro desta iniciativa, decorreram ainda visitas conjuntas com inspetores da Inspeção do Trabalho e Segurança Social Espanhola em 18 empresas, abrangendo 621 trabalhadores.
Do diagnóstico realizado. confirma-se efetivamente que em 2015 foram objeto de inquérito 59 acidentes de trabalho mortais com origem em máquinas e outros equipamentos de trabalho, representando cerca de 43% do total dos acidentes mortais.
Sendo ainda cedo para constatar os efeitos da Campanha que agora encerra nos índices de sinistralidade, a ACT considera, no entanto, extremamente positivos diversos indicadores, em particular a efetiva cooperação entre os parceiros em ações no terreno e a produção de vários documentos informativos, nomeadamente cartazes e folhetos, disponibilizando assim mais e melhor informação técnica que era um dos objetivos fundamentais da iniciativa.
Recorde-se que um dos objetivos da Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2015-2020 é precisamente diminuir o número de acidentes de trabalho em 30%, objetivo, aliás, coincidente com os objetivos prioritários da ACT.
O programa da sessão pode ser consultado aqui.
15/04/2016