COVID-19 | CICCOPN APOIA AS EMPRESAS EM SITUAÇÃO DE CRISE
O CICCOPN é um dos dois centros de formação profissionais ligados ao setor da Construção Civil e Obras Públicas que, a nível nacional, asseguram a resposta integrada para as empresas em situação de lay-off ou que necessitem de ajuda na retoma da sua atividade.
O CICCOPN já tem a sua atividade formativa em pleno, rapidamente adaptada, entretanto, para o regime de formação a distância. Num primeiro momento, o Centro retomou os cursos para jovens que haviam sido interrompidos na sequência da emergência sanitária que afeta o País mas, entretanto, já prepara o relançamento do seu plano de formação, prevendo iniciar novas ações em breve, para já apenas em e-learning.
Assumindo o seu papel enquanto Entidade Formadora no âmbito das medidas de apoio excecional, designadamente o Apoio Extraordinário à Manutenção de Contratos de Trabalho em Situação de Crise Empresarial – Formação Profissional, e o Plano Extraordinário de Formação, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP. I.P.), o CICCOPN reajusta-se ao contexto da crise económica atual e prepara respostas, em função das necessidades específicas das empresas. Como sublinhou Reis Campos, Presidente da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, num artigo publicado no Jornal Público no passado dia 6 de maio, “não são necessárias novas escolas, apenas a adaptação e criação de ‘novos’ programas de formação”. E é precisamente aqui que os quase 39 anos de existência do CICCOPN se assumem como mais-valia, pela capacidade de adaptação e de apoio ao setor empresarial, no cumprimento da sua missão principal: a formação profissional para a valorização dos recursos humanos das empresas.
20/05/2020