GESTÃO EFICIENTE DA ÁGUA NO MUNDO DIGITAL
19 a 21 setembro – Sevilha
O H2Orizon, Conferência de Inovação e Tecnologia da Água, é uma iniciativa com o alto-patrocínio da Junta da Andaluzia, através das suas Consejerías do Ambiente e da Agricultura, que, nesta sua primeira edição, terá Portugal como convidado de honra.
A “gestão eficiente da água no mundo digital” será o tema desta primeira edição do H2Orizon que irá decorrer entre 19 e 21 de Setembro em Sevilha, na FIBES, o principal complexo de congressos desta cidade. A conferência é dirigida ao mercado ibérico, embora também sejam convidadas entidades de outros países como os Países Baixos, França, Israel e Alemanha.
O Salão será palco de múltiplas iniciativas, estruturado nas seguintes áreas:
- ForumAgua, conferências temáticas abrangendo, quer os serviços urbanos de águas, quer a irrigação e gestão de recursos hídricos (o programa pode ser consultado aqui)
- ExpoHorizon, zona de exposição para as empresas;
- InnovHub, zona para apresentações de novos projetos e modelos negócio;
- Brokerage Event, área para encontros B2B;
- Side Event, área para a realização de eventos de empresas;
- SocialAgua, área para o público em geral, com atividades de sensibilização ambiental e de cidadania.
A escolha de Portugal como convidado de honra desta primeira edição do H2Orizon, resulta da identificação de desafios semelhantes, sobretudo a sul do Tejo, e da partilha de recursos hídricos existente entre Espanha e Portugal. O interesse estende-se também aos modelos regulatórios e de gestão urbana da água. Para além destes fatores, o convite também se deve ao reconhecimento das boas práticas e experiência do setor da água em Portugal. Assume particular importância o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, que tecnologicamente é um projeto dos mais avançados a nível internacional, e o grau de inovação da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva em que, dos 120 mil hectares de regadio já implementados, cerca de 20 mil são explorados através de propriedade ou arrendamento, por espanhóis, na sua maioria andaluzes.
A Delegação Portuguesa ao H2Orizon será liderada pelo Ministério do Ambiente, prevendo-se a intervenção de membro do Governo na abertura da Conferência, bem como outras intervenções de peritos Portugueses.
14/08/2018