14 julho | 14h às 16h
Online (Vimeo)
Com o tema "Contra a Pandemia do Sedentarismo", o evento centra-se no 3º tópico das áreas prioritárias da Campanha que aborda as LMERT e o trabalho sedentário:
Têm sido muitos os alertas de várias organizações internacionais e nacionais para a tendência de uma insuficiente atividade física. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), poderiam ser evitadas até 5 milhões de mortes por ano, se a população global fosse mais ativa.
O nosso país tem dos mais baixos índices de atividade física da Europa e muitas profissões envolvem uma posição prolongada de estar sentada ou em pé. Os riscos para a saúde associados a um estilo de vida sedentário estão bem documentados e incluem riscos acrescidos de lesões musculoesqueléticas (LME) e outros problemas de saúde como diabetes tipo2, doenças cardíacas e oncológicas, aumento de peso e problemas de saúde mental.
A pandemia parou um mundo que já andava devagarinho.
Da nossa parte, estamos comprometidos em contribuir para a solução, com conteúdos e iniciativas que ajudem os portugueses a tomarem consciência (consulte os recursos e ferramentas úteis da Campanha Europeia 2020-2022 para saber mais) e venha ouvir o debate com os convidados, Teresa Espassandim, Luísa Amaral, Marcelino Pena Costa e Vanda Cruz.
Mais informamos que, para pôr Portugal no lote das 15 nações europeias fisicamente mais ativas, objetivo que integra o programa do Governo, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) lançou no Dia Mundial da Atividade Física 2019, com o apoio da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, a campanha fit@work – uma iniciativa original da Comissão Europeia. Esta campanha faz parte do Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (PANAF), da Direção-Geral da Saúde.
Para mais informação,
consulte o site oficial e
inscreva-se aqui.
A participação é gratuita, mas sujeita a confirmação.
06/07/2021